O início da cidade
Araraquara, conhecida como “Morada do Sol”, foi fundada por Pedro José Neto em 22 de agosto de 1817, de acordo com o decreto real nº 32, quando foi criada a freguesia de São Bento. Com cerca de 336 habitantes, em 10 de julho de 1832, passou à categoria de município. O primeiro fato marcante na política da cidade foi o Linchamentos dos BRITOS, conhecido também como um episódio de coronelismo. Em 1885, a Companhia Rio Clarence de Estradas de Ferro inaugurou a ferrovia que contou com a presença do ilustre Conde do Pinhal, o que deu um grande impulso na economia da cidade. Nessa época, as grandes propriedades rurais tinham em suas plantações cana-de-açúcar, milho, fumo e algodão. Os animais criados eram os suínos e bovinos e a produção servia para abastecer o comércio. Só em 1850, a plantação de café substituiu a de cana-de-açúcar, tornou-se o produto de maior importância para a economia local e tudo era transportado pelas ferrovias. Com o passar do tempo, ocorreram muitas transformações: o estado assumiu e prestava um excelente serviço, não só no transporte de carga, como também de passageiros, e terminou com a privatização da FEPASA EM 1998 e o fim do transporte de passageiros. Atualmente, o prédio da Estação é utilizado como Museu Ferroviário.
A industrialização
Em 1921, Henrique Lupo fundou a fábrica de meias Araraquara, a qual mudou sua razão social para fábrica de meias Lupo em 1937. Hoje, esta marca é uma das líderes no segmento social e esportivo que leva o nome de Araraquara para todo Brasil e muitos países. Em 1938, Leonardo Cruz inaugura a Empresa Cruz: no início eram duas jardineiras que faziam o trajeto entre Araraquara e Nova Europa. Com passar do tempo, as viagens se expandiram para Nova Paulicéia, Gavião Peixoto, Ibitinga e Tabatinga. Na década de 1950, começou a fazer viagens para São Paulo. Atualmente, atende a região central, norte, noroeste e litoral paulista. Em 1943, o Sr. Arcangelo Nigro fundou a indústria NIGRO, que é reconhecida internacionalmente até os dias atuais. A Cutrale foi inaugurada no dia 25 de março de 1968 por José Cutrale Jr e é uma das maiores exportadoras de suco de laranja do Brasil.
Educação, Cultura e Esportes
Em 1926, na Fazenda Sapucaia, foi escrita em uma semana a obra Macunaíma pelo escritor Mário de Andrade. A cidade começou a se desenvolver culturalmente em 1930, com a construção de praças, museu e arborização das ruas.
O Estádio da Ferroviária, com nome Dr. Adhemar de Barros ou Fonte Luminosa ou Majestoso ou primeiro estádio do interior coberto, foi inaugurado no dia 10 de junho de 1951 com um amistoso Ferroviária 0 X 5 Vasco da Gama. Em 24 de agosto de 1960, é instalada a iluminação do Estádio com amistoso de Ferroviária 3 X 3 Ponte Preta. Até 2008, o estádio tinha 18 mil lugares; com a reforma passa a ter 20.950 lugares, e passa a ser chamado Arena da Fonte. Por ele, passaram importantes nomes do futebol e grandes times, shows marcantes e encenação bíblica.
Em 1957, Araraquara foi a primeira cidade do interior paulista a ter ônibus elétrico.
EM 1959, foi inaugurada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, inicialmente com os cursos de Letras e Pedagogia. O curso de Ciências Sociais teve início em 1963. Em 1976, a FFCL de Araraquara, juntamente com outros 21 Institutos isolados do Estado de São Paulo, passa a fazer parte da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Na década de 1980, foram implantados mais 2 cursos na unidade: Ciências Econômicas (1983) e Administração Pública (1989). A Faculdade já recebeu a ilustre presença de Jean-Paul Sartre, filósofo escritor francês.
No mês de julho acontece a tradicional Semana Cultural do Baile do Carmo, que é o encontro que reúne a Comunidade Negra de várias regiões do estado e do país.
Fatos e Curiosidades
Em maio de 1959, o Mercado Municipal começou a ser construído. Foi inaugurado em 1961 no governo Romulo Lupo e veio para aquecer o comércio de Araraquara e região. Em 1967, começa a construção do Ginásio de Esportes Castelo Branco, mas conhecido como gigantão, com capacidade para 4.000 pessoas. Sua construção termina em outubro de 1969. Por ele já passaram grandes nomes da música brasileira e internacional, grandes campeonatos, patinações artísticas e famosos Circos, além de grandes campeonatos de basquete, vôlei, futsal, futebol de salão, feiras agropecuárias e concurso de misses.
As lendas
Como toda cidade tem histórias curiosas como a da igreja da matriz de São Bento padroeiro da cidade.
“Diz a lenda que uma mulher teve um filho indesejado e o jogou no córrego que ficava em frente à Igreja Matriz de São Bento (atualmente canalizado). A criança se transformou numa serpente, que estaria vivendo no porão da igreja até os dias de hoje, e cada vez que a serpente se mexe ela derruba uma parte da igreja que nunca fica pronta.”
“Uma maldição jogada pelo padre quando encontrou o corpo do jornalista Brito em frente à Igreja Matriz. Pela maldição, a cidade não progrediria por 100 anos.”
Outra lenda é a do Casarão Bela Vista, que dizem ser mal-assombrado. Construído em 1880, ele pertenceu a Antônio Joaquim de Carvalho, um dos maiores cafeicultores do Estado de São Paulo e da região. O local teve escravos e, segundo a lenda, os espíritos deles habitam a casa, cujo processo de tombamento histórico está em andamento. Há relatos de supostas vozes, correntes e vultos no local.
Araraquara na década de 20 foi considera a cidade, mas bem iluminada, também já foi considerada a cidade mais limpa das 3 américas, e a terceira cidade mais arborizada do Brasil. Foi indicada várias vezes como uma das melhores cidades do País para investir, tem um dos melhores índices de desenvolvimento, possui um importante empreendimento hoteleiro e uma diversificada gastronomia em seus restaurantes variados com comida nacionais e internacionais.
Pontos Turísticos: Praça Pedro de Toledo Boulevard Oitis, Fonte Luminosa, Museu Trólebus, Museus da Estação Ferroviária, Arena da Fonte, Parque Ecológico do Basalto, Parque Ecológico Pinheirinho e Parque Infantil.
Araraquara está localizada na região central do Estado de São Paulo, a 270 km de distância da capital paulista e conta uma população de 230.770 habitantes, segundo estimativa feita em 2017 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Por Elenice Aparecida Carvalho
Fontes: http://g1.globo.com/sp/araraquara-regiao/noticia/2012/04/obra-em-igreja-matriz-sera-concluida-apos-50-anos-em-araraquara-sp.html, https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/200-anos-de-araraquara-conheca-fatos-e-curiosidades-sobre-a-morada-do-sol.ghtml, https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/200-anos-de-araraquara-conheca-fatos-e-curiosidades-sobre-a-morada-do-sol.ghtml