São Carlos

José Bento Carlos do Amaral – Ex Prefeito e Vereador

 

Segue os links da playlist com 17 mini vídeos

1 Quem sou eu  *  2 A infância saudável   *  3 A professora marcante   *  4 – O 1º emprego aos 11 anos com o pai   *  5 – O inicio na política aos 17 anos    *             6  – A eleição do Presidente Dutra   *  7 – As forças politicas de São Carlos na época   *  8 – Foi chefe de gabinete do Prefeito Massei  * 9 – Grandes obras da cidade   * 10 – A perseguição política enquanto foi prefeito   *  11 – A visita do presidente JK no centenário   * 12 – O pedido de desculpas pela perseguição   *      13 – O vereador pagava pra ser vereador por amor à cidade   *  14 – Doação da área para UFSCAr 257 alqueires  * 15 – A corrupção foi banalizada  *                       16 – Antonio Massei o melhor prefeito de São Carlos  *  17 – A gratidão no encerramento  

José Bento Carlos do Amaral, nasceu dia 21 de março de 1931, na cidade de São Carlos SP, filho de Francisco Xavier do Amaral e Dona Maria da Penha Carvalho Amaral, sempre morou na região central da cidade, estou na Escola Estadual Cel. Paulino Carlos, trabalhou desde os 11 anos de idade no primeiro escritório de contabilidade da cidade que era de propriedade seu pai, que na época se chamava guarda livros. No dia 14/01/2019, nossa equipe foi recebida no escritório do estacionamento, onde era seu local de trabalho e  tivemos a honra de ouvir uma parte da história de sua vida, ele nos contou que iniciou na vida política com 17 anos colando cartaz de madrugada na campanha vitoriosa do gal. Eurico Gaspar Dutra para Presidência da República, a partir dali tomou gosto pela política, foi chefe de gabinete do prefeito Antônio Massei em 1952, foi vereador por três mandatos e prefeito eleito em 1968, foi perseguido politicamente a ponto de ser chamado por 62 vezes pela CGI Comissão Geral de Investigação do governo da militar, foi afastado da prefeitura e substituído por um interventor, mas tem o orgulho de ter assinado o decreto de doação da área de 257 alqueires para instalação da UFSCar, com aprovação de 100% dos vereadores e ao final de seu mandato o processo foi encerrado pela CGI por insuficiência de provas, foi Chefe de Divisão de Protocolo e Arquivo da Prefeitura Municipal; Diretor Administrativo e Presidente da PROHAB São Carlos; Diretor Administrativo da empresa Sinalume Sinalizadora de Rodovias Ltda. Corretor de Seguros; Presidente do Grêmio Esportivo Sãocarlense por aproximadamente três anos; e Secretário Geral da Grande Comissão dos Festejos do 1° Centenário de São Carlos, em 1957. em sua opinião o sr. Antônio Massei que também era chamado na época de fiscal de obras, porque pela manhã pegava o seu fusquinha e ia correr todas as obras da cidade e tarde despachava em seu gabinete, e por suas realizações é considerado o melhor prefeito que cidade de São Carlos já teve, infelizmente por não estar em bom esta de saúde inclusive depressivo, não foi possível concluir a gravação e assim sendo ficou incompleto seu histórico de vida narrado de forma habitual pelo nosso projeto. Mas felizmente e graças a colaboração do memorialista Cirilo Braga que disponibilizou um material de uma revista que fez parte da última candidatura eleitoral para vereador em 2012 na qual ele não foi eleito, mas tem a descrição de todo o seu trabalho nos bastidores políticos da cidade, do estado e do país, onde consta os benefícios e o legado deixado para a cidade de São Carlos, conforme segue na integra.

Viúvo de Maria de Lourdes Grande Amaral, professora, ex-Secretária das escolas Bispo Dom Gastão, Jesuíno de Arruda e Instituto Álvaro Guião e Delegacia de Ensino, é pai de José Bento Carlos Amaral Junior e Lea Patrícia Amaral e avô de três netos.

Foi vereador por diversas legislaturas e prefeito municipal eleito em 1968. Chefe de Gabinete por duas vezes do saudoso ex-prefeito Antonio Massei (períodos de 1952 a 1955 e 1964 a 1968).

Foi auxiliar do prefeito municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão. Funcionário municipal desde 1º de janeiro de 1952, ocupando a chefia de diversas seções, foi secretário geral da grande Comissão dos festejos do 1º Centenário de São Carlos (1957) e também Secretário dos Jogos Abertos do Interior (1957). Foi diretor e presidente da PROHAB São Carlos (administrações Vadinho de Guzzi e João Otavio Dagnone de Melo), quando foram realizados projetos habitacionais que resultaram no maior número de moradias já construídas em São Carlos. Chamado carinhosamente de “Homem das Casas”, por meio da PROHAB teve oportunidade de trabalhar pela implantação dos seguintes conjuntos residenciais: Arnon de Mello, Dr. Lourival Maricondi, Dr. Romeu Santini, Astolpho Luís do Prado, São Carlos VIII e loteamento social Santa Angelina e casas em mutirão em Santa Eudóxia. No Governo Vadinho de Guzzi, promoveu a primeira urbanização da ex Favela do Gonzaga, beneficiando na época 269 famílias. Presidiu por diversos anos do Grêmio Esportivo São-carlense e foi diretor-administrativo das empresas Sinalume e SISP. Na vida partidária, foi secretário e presidente do PTN e do PTB, delegado regional do PSP, ARENA e PP. Agente Regional CITIBANK junto com Walter José Barros, foi o fundador da Associação dos Roubados e Assaltados de São Carlos e presidente da 1ª empresa de aluguel de veículos de São Carlos (FAISCA Ltda.) Secretário do Conselho da APAE de São Carlos, presidiu a Associação Amigos da Catedral de São Carlos (responsável pela reforma externa e da iluminação da Catedral, com 275 pontos de luz e cujo projeto elaborado pela Design & Projetos – Montg, foi vencedor do primeiro prêmio Internacional, realizado na Holanda e na Rússia, hoje São Carlos é chamada Cidade Luz).

Segue lista de obras realizadas quando Zé Bento assessorou o prefeito Antonio Massei (foi seu braço direito) e quando exerceu a chefia do Executivo em 1969 até meados de 1970.

MERCADO MUNICIPAL ANTONIO MASSEI Uma obra que marcou época em São Carlos, grandiosa e necessária, foi solenemente inaugurada em 1968: o Mercado Municipal, que hoje ostenta o nome honrado do grande tocador de obras “Antonio Massei”. Esse empreendimento desafiou inúmeras Administrações. Muitos prometeram e nada fizeram. Como assessor do Prefeito Antonio Massei, José Bento colaborou no árduo trabalho de aprovar Lei Municipal, conseguir uma empresa de gabarito e trabalhar na comercialização das unidades. (sem nenhum custo financeiro para municipalidade, a não ser a doação do terreno).

URBANIZAÇÃO RETIFICAÇÃO DO CORREGO DO GREGORIO E NOVAS PONTES Com verba federal conquistada com muito esforço e dedicação e inúmeras viagens a Brasília e Santos, sede do setor responsável por obras de saneamento nos anos 1967/68, na administração Massei que José Bento assessorava, foi retificado o leito do Córrego Gregório, da rua Dona. Alexandrina até a Episcopal – Rua São Joaquim a D. Pedro e construídas novas pontes: Av. São Carlos, Episcopal e José Bonifácio. NOVA AVENIDA SÃO CARLOS E RUA GENERAL OSÓRIO Antonio Massei, com assessoramento de Lafael Petroni, Aldo de Cresci, Osvaldo Denari e José Bento Carlos Amaral, aceitou o desafio e remodelou a nossa principal Avenida. Foram retirados os paralelepípedos, substituídas as redes de água e esgoto, implantadas nas calçadas e excelente pavimentação e novos passeios. Obra de coragem e arrojo para a época, que somente os homens amantes de sua terra ousaram concretizar. Na gestão de 1969, José Bento como Prefeito sofreu várias ações judiciais, movidas por cidadãos que não desejam efetuar o pagamento. “Vencemos todas as ações e as obras permanecem inalteradas até hoje”, disse ele.

RODOVIA SÃO CARLOS – RIBEIRÃO PRETO Houve um tempo em que para se dirigir a Ribeirão Preto, ia-se por Porto Ferreira. Graças ao trabalho incansável de Antonio Massei e do deputado Vicente Botta e a colaboração decisiva do empreiteiro de obras Manoel Rodrigues, com constante participação de José Bento junto às autoridades da região beneficiada, conseguiu-se concretizar a rodovia SP-318. Para se fazer Justiça é necessário salientar o apoio do Governador Adhemar de Barros.

PRONTO SOCORRO MUNICIPAL Avenida São Carlos O Prefeito Massei, homem voltado aos mais humildes, sentia na pele o sofrimento do povo com o fechamento do SAMDU e diante disso, determinou ao José Bento e ao Dr. Vicente Ciarrochi que juntos, providenciassem a instalação de um Pronto Socorro Municipal. Determinou prioridade para a obra. Os dois auxiliares após visita a diversos prontos socorros em cidades do porte da nossa deram início à reforma do prédio, aquisição de equipamentos e constituição do corpo funcional. Isso ocorreu, segundo José Bento, em tempo recorde. Inaugurado em 1968, uma obra pioneira na época e reputada de grande alcance social.

 VIADUTO 4 DE NOVEMBRO RUA GENERAL OSÓRIO Antes de 1968, as porteiras da estrada de ferro, (Rua General Osório) eram um entrave ao progresso de Vila Prado e um tormento para todos os são-carlenses. Graças à vontade férrea de Antonio Massei e à amizade de José Bento com o Deputado Federal Arnaldo Cerdeira e o apoio incondicional de Clovis Reali, São Carlos conseguiu ver um sonho tornar-se realidade com a inauguração em 1968. Na época era Governador Adhemar de Barros e o Deputado Cerdeira com seu prestígio conseguiu convencer o Governador a liberar os recursos.

PRIMEIRA VARA DA JUSTIÇA FEDERAL No dia 12 de maio de 1998, José Bento dirigiu oficio ao prefeito Dagnone de Melo, informando-o da possibilidade de conseguir a criação e instalação da primeira Vara de Justiça Federal em São Carlos, com o apoio decisivo do Dr. Flávio Jussiani. Dois dias depois, em 14 de maio de 1998, o prefeito Dagnone de Melo oficiou ao Dr. Jorge Tadeu Scartezzini, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª região, solicitando a criação da Vara. Modéstia à parte, São Carlos tem hoje a Justiça Federal graças à iniciativa e trabalho de José Bento Carlos Amaral.

ESTÁDIO LUIS AUGUSTO DE OLIVEIRA L U I Z Ã O Construído na administração Antonio Massei. José Bento com o apoio do Deputado Federal Rafael Baldacci, conseguiu do Governador do Estado Paulo Maluf uma verba para a iluminação do Estádio Luizão, cujas obras foram executadas pela Prefeitura. Hoje o Estádio está iluminado graças ao esforço e dedicação de José Bento, que na época era presidente do Grêmio Esportivo São-carlense.

ESCOLA SEBASTIÃO DE OLIVEIRA ROCHA Na administração José Bento, a Prefeitura doou a área de terreno para a construção da Escola Prof. Sebastião de Oliveira Rocha.

UM POLÍTICO DINÂMICO E RESPEITADO Pelo decreto Legislativo nº 184, de 15 de março de 1979, a Câmara Municipal concedeu a José Bento Carlos Amaral o honroso título de “Cidadão Benemérito de São Carlos” pelos relevantes serviços prestados ao Município. (veja Fax Símile) O Ministério do Exército – 2ª Região Militar, pelo oficio nº 382, de 30 de julho de 1969, cumprimentou José Bento Carlos Amaral pelos serviços prestados ao Tiro de Guerra de São Carlos. (veja Fax Símile) Obs: Enquanto a CGI afastava o prefeito José Bento o Ministério do Exército reconhecia os serviços prestados pelo mesmo José Bento. O prefeito Dr. Alderico Vieira Perdigão, pelo ofício nº 1.576, de 21/12/1959, agradece a José Bento Carlos Amaral pela inestimável colaboração para o êxito das festividades do 1º Centenário de São Carlos, na qualidade de Secretario Geral da Comissão Central do 1º Centenário. (Veja Fax Símile). Correspondência de Laudo Natel endereçada a José Bento Carlos Amaral 4/11/69. (veja Cópia) . José Bento Carlos Amaral, Padrinho dos Expedicionários de São Carlos. Título atribuído em função das homenagens que a Câmara Municipal prestou aos ex combatentes de São Carlos, com a realização de uma majestosa sessão solene, de iniciativa de José Bento, no Teatro Municipal.

IMPLANTAÇÃO DA UFSCar Empréstimo para desapropriação da área de 257 alqueires doados pelo Município Antonio Massei desapropriou, José Bento outorgou a escritura de doação e Mário Maffei pagou. A administração Mario Maffei foi intimada a efetuar o pagamento da desapropriação da área de terra doada para a instalação da UFSCar e autorizou o seu auxiliar José Bento pleitear junto ao deputado Federal Rafael Baldacci e João Baldacci, Diretor Administrativo da Caixa Estadual, empréstimo para efetivar o pagamento da condenação judicial. José Bento conseguiu o valor necessário e isso em tempo recorde, pois se assim não fosse, o valor duplicaria e haveria a possibilidade da penhora da receita municipal.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Na gestão Massei 1952-1955, foi adquirida a referida escola e somente em 1969, gestão José Bento Carlos Amaral a Prefeitura tomou posse, através de ação Judicial.

BETÂNIA VICENTINA A verba Federal de 5 milhões para os festejos do 1º Centenário (1957) foi liberada após a realização das comemorações. Na qualidade de Secretário Geral da Comissão, José Bento sugeriu fosse doada parte da verba para o início das obras da Betânia Vicentina e o saldo, aplicado na construção do Teatro Municipal, por deliberação do Prefeito Dr. Perdigão. Importâncias muito bem aplicadas.

SAAE – SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO Anteriormente só existia a Secção de Água e Esgoto. Por iniciativa de José Bento, o SAAE foi criado por Lei Municipal e instalado em sua administração (1969).

POÇO ARTESIANO “DA CICA” Perfurado, instalado e em funcionamento na administração José Bento Carlos Amaral. (1969): água de qualidade para a população.

TEATRO Dr. ALDERICO VIEIRA PERDIGÃO A construção do Teatro Municipal foi iniciada na administração do sempre lembrado Dr. Alderico Vieira Perdigão, com parte da verba dos festejos do 1º Centenário (1957). As obras foram interrompidas em outra gestão. Teve continuidade e foi inaugurada a parte interna no dia 22 de outubro de 1966 pelo querido prefeito Antonio Massei. As obras do teatro foram concluídas e inauguradas oficialmente no dia 21 de abril de 1969, na administração de José Bento Carlos Amaral. (José Bento conseguiu e recebeu do Governo do Estado 45 milhões para a conclusão das obras).

CRECHE DA DIVINA PROVIDÊNCIA – VILA IZABEL Como Prefeito, José Bento deu total apoio para construção da Creche de Vila Izabel.

INAUGURAÇÃO DA APAE Na qualidade de Prefeito Municipal, José Bento ofereceu total e irrestrito apoio ao Dr. Ângelo Passeri para a construção e funcionamento da APAE de São Carlos nas atuais instalações. No dia 23/04/1969, com a presença do Secretário da Promoção Social Dr. Felício Castelano, foi inaugurada a atual e grandiosa sede que atende centenas de crianças e jovens. Destaque para o saudoso artífice, Dr. Ângelo Passeri e a sua esposa Da. Mildred Passeri, e as abnegadas diretoras e competentes auxiliares que fizeram da nossa APAE exemplo de eficiência para todo o Brasil. Com orgulho, José Bento permanece como Secretário do Conselho.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL PARA SÃO CARLOS. Ribeirão do Feijão Desde 1967 (administração Massei) e em 1969, na gestão de José Bento, o município conseguiu do governo do Estado um empréstimo para a captação das águas do Ribeirão do Feijão, que serve em mais de 60% até hoje a população, com uma rede com 17 km de extensão. Em 1969, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, o governador Roberto Costa de Abreu Sodré autorizou o empréstimo e a execução de todos os serviços, incluindo-se os 17 quilômetros de tubos de aço para a adutora, do Feijão até a estação de tratamento, localizada na Avenida Dr. Carlos Botelho. (Com a intervenção as obras foram concluídas pelo Interventor). Do projeto, constava a construção de uma estação de tratamento nos altos da Vila Prado. Não foi concretizado e nunca se soube o motivo.

PARQUE INFANTIL “DONA CARMELITA ROCHA RAMALHO” Justíssima homenagem à prestante cidadã, respeitada e admirada por toda a população pelos serviços prestados as parturientes. Localizado na Avenida Sallum, o Parque infantil, foi construído e inaugurado no dia 7/9/1969 na administração José Bento Carlos Amaral. Até hoje é uma das melhores unidades da rede municipal.

AVENIDA SALGADO FILHO Liga a Avenida São Carlos à Avenida Santos Dumont (lateral do Cemitério Nossa Senhora do Carmo). Construída na administração José Bento – 1969

Com a colaboração de Cirilo Braga forneceu o histórico, fotos de Vilma Silva e Baldan,  produção, edição e direção de Benê Silva é a IBS Pesquisas eternizando as histórias de vida e mostrando a importância de cada pessoa para história da sua cidade!!!!!

 

 

 

 

 

,